Trabalho Voluntário | Vai Mesmo

Trabalho Voluntário

Realizar um trabalho voluntário é a melhor forma de explorar o mundo, mergulhar de cabeça em diferentes culturas e fazer a diferença para o mundo, tudo isso ao mesmo tempo!
Um trabalho voluntário vai permitir que você viva realmente a vida das pessoas, ajudando quem realmente precisa e transformando o mundo em um lugar melhor para se viver.

Muita gente tem dúvida de que tipo de trabalho voluntário é possível se realizar fora do país?
A resposta é, todo!
Desde construções de casas, abrigos e escolas na Tailândia, passando por trabalhar em uma ONG de proteção as tartarugas na Costa Rica, podendo trabalhar com professor lecionando algum idioma que domine no Camboja ou então ajudando crianças carentes na Africa.
Existem diversas formas de se realizar um trabalho voluntário.
Desde grandes instituições até pessoas que colocam uma mochila com algumas peças de roupas nas costas e vão ensinar surf as crianças carentes em algum lugar do mundo.

Existem projetos voluntários no qual uma família irá te receber em sua casa e o abrigará e alimentará enquanto estiver trabalhando.
Em outros casos você poderá ficar hospedado em um abrigo exclusivamente construído para abrigar as pessoas que estão voluntariando.
Há pessoas mais corajosas que se aventuram mundo a fora sem mesmo ter um lugar certo para se hospedar.

O trabalho voluntário é a verdadeira manifestação do amor, compaixão, solidariedade em forma de ação, no qual a única certeza é que ao voltar terá lembranças que jamais esquecerá para o resto da vida.
Esses programas voluntários oferecem oportunidades excepcionais de desenvolvermos habilidades de um idioma em um ambiente nativo e ao mesmo tempo a magnífica sensação de prazer por estarmos colaborando com a comunidade local obtendo uma valiosa experiência de trabalho e vida.
Os projetos são normalmente focados em trabalhos com crianças carentes, idosos, comunidade, saúde e animais, mas nada impede de voluntariar para tudo e para todos.

Os países mais procurados para a realização de trabalhos voluntários são: Africa do Sul, Índia, Namíbia, Nepal, Peru, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã, Camboja entre outros, mas podemos garantir que é possível realizar trabalho voluntário em qualquer lugar do mundo.

A CISV é uma organização global de voluntários, com projetos para crianças a partir dos 11 anos de idade.
www.cisv.org/volunteer
www.br.cisv.org

Trabalho voluntário por conta própria.
Um exemplo de como voluntariar por conta própria é o projeto Do For Love de Letícia Mello.
Ela por conta própria programou e realizou uma viagem de 6 meses a países da Ásia onde trabalhou lecionando Inglês a crianças, monges, policiais, além de ajudar na construção de uma escola, saiba tudo sobre esse projeto clicando aqui.
www.doforloveproject.com.br

Outro exemplo sensacional de pessoas que se aventuram em trabalhos voluntários é o Danniel Oliveira do Próxima Parada.
O Daniel também faz parte do time de brasileiros que viaja pelo mundo fazendo trabalho voluntário. Ele já está na estrada há 1 ano e realizou um trabalho incrível no período pós terremoto que afetou milhares pessoas no Nepal e através de arrecadações foi possível ajudar a reconstruir 210 casas, 4 escolas e comprar 14.000 kg de arroz para moradores em diversas vilas.
www.proximaparada.ie

Mais um exemplo que admiramos e já publicamos uma matéria aqui no nosso blog é o da Hevp Clothings.
A Hevp é uma loja de roupas que a cada peça de roupa comprada outra é doada para alguma comunidade carente no mundo.
Eles também fazem doações de comidas.
Eles estão em parcerias com ONGs e outros projetos sociais que os ajudam a identificar as comunidades mais necessitadas.
www.hevp.com.br

Trabalho voluntário via agências.
Existem agências que vendem o trabalho voluntário como "pacotes" no qual o candidato precisa pagar pelo projeto, como se fosse uma viagem, na maioria dos casos, o valor é um pouco salgado.
Se você está procurando informações sobre trabalho voluntário fora do país vale a pena dar uma lida nas organizações que listamos abaixo, elas podem conter informações que venham a tirar suas dúvidas de como funcionam os programas, dos lugares e dos tipos de trabalhos podem ser realizados e etc.

Algumas das organizações mais conhecidas são:

Work Exchange, trabalho voluntário de baixo custo
Podemos dizer que o work exchange é uma vertente do trabalho voluntário.
Na tradução literal, intercâmbio de trabalho ou seja, você irá realizar um intercâmbio de trabalho e em troca terá alimentação e moradia. Esse é o conceito do work exchange.
Muitas pessoas procuram este tipo de intercâmbio para poder viver a experiência de viver fora do país, e trabalhar, conviver com nativos, treinar um idioma, explorar o mundo sem gastar muito dinheiro.
Algumas agências organizam esses trabalhos de forma "gratuita".
O site www.workaway.info é bem conhecido por aqueles que procuram por trabalhos voluntários, aqui você não precisa pagar um pacote para realizar o trabalho voluntário.
Na maioria dos casos, você escolhe o lugar e o trabalho que deseja fazer e pessoa ou família que te recebe, te oferece moradia e, em alguns casos, alimentação também.
Porém, para se candidatar aos projetos você precisa se cadastras no site e para isso é cobrada uma taxa anual.
Outros sites que oferecem o serviço de work exchange:
O site www.socialentrepreneurcorps.com/program-overview trás informações para quem deseja trabalhar com microempreendedorismo.

Trabalho voluntário com intercâmbio gratuito ou de baixo custo pela América do Sul
Quando se pensa em voluntariado, muita gente tem na cabeça a ideia de que o trabalho será na Africa, Nepal, Tailândia e etc, mas saiba que existem muitas opções aqui próximo de nós, em países da America do Sul.
Como já mencionamos, algumas agências de intercâmbio acabam cobrando para fazer esse serviço. Mas saibam que existe a possibilidade de realizar intercâmbios gratuitos ou de baixo custo e fazer trabalho voluntário no exterior pagando baixas ou nenhuma taxa por isso.

Abaixo segue uma série de organizações, sites, agências na qual fornecem as mais diversas informações para tirar todas as duvidas de quem deseja realizar um intercâmbio e trabalho voluntário de baixo custo e até de forma gratuita pela America do Sul.

Pela quantidade de sites que listaremos abaixo, fica evidente que não conhecemos todas as organizações, coletamos essas informações com indicações de nossos colaboradores, pesquina na internet e etc.
Esperamos que as informações contidas nestes sites possam ajudar em seu projeto de voluntariado.

Argentina
Bolívia

Colombia
Equador
Paraguay      

Peru
Venezuela
América Central/ Caribe
Costa Rica
Guatemala

Honduras
Mexico
Nicaragua

Panama
República Dominicana
AIESEC 
A AIESEC também oferece a possibilidades para fazer um intercâmbio de trabalho voluntário com um investimento menor que em agências. 
Caso queira saber mais, procure por uma unidade da AIESEC ou acesse o site: www.aiesec.org.br

Trabalho voluntário no Brasil
A TETO é uma das organizações com maior credibilidade nos projetos que executa aqui no Brasil.
Eles realizam verdadeiros mutirões para construções de casas com a ajuda de jovens voluntários.
TETO é uma organização presente na América Latina e Caribe, que busca superar a situação de pobreza em que vivem milhões de pessoas nas comunidades precárias, através da ação conjunta de seus moradores e jovens voluntários.
TETO tem a convicção de que a pobreza pode ser superada definitivamente se a sociedade em conjunto reconhecer que este é um problema prioritário e trabalhar ativamente para resolvê-lo.
www.techo.org/paises/brasil

Uma dica para fugirmos dessas "organizations" e "provider programs" que vendem isso como se fosse um pacote de viagem por altos valores.
O recomendável seria primeiro pesquisar e decidir o local onde deseja ser voluntário e então buscar informações em sites de órgãos oficias do país, estado ou cidade onde deseja realizar o trabalho e contacta-los.
Também há muitos trabalhos sociais realizados por igrejas nos quais você não precisa pagar para ser voluntário.
Um exemplo é o projeto www.fundacaoterra.org.br em Pernambuco.

Cada instituição possui uma causa e forma de receber voluntários diferentes. A nossa melhor dica sempre é realmente pesquisar e se informar!
Isso ajuda a evitar qualquer susto na hora do trabalho voluntário e fazer com que os seus intercâmbios (seja ele pago ou gratuito) realmente saiam de acordo com o planejado!

Fique ligado em nossa pagina, sempre que tivermos novidades estaremos atualizando este espaço, para ajudar cada vez mais vocês com as informações necessárias para a realização do trabalho voluntário!